Qualificações.

Neste mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas desejam profissionais com qualificações que lhes possibilitem executar as tarefas para as quais foram contratados com eficiência, rapidez e qualidade. As empresas que buscam melhorar sua competitividade, reduzindo seu ciclo do pedido à entrega, consideram a administração da cadeia de abastecimento para ajudá-la a alcançar esta meta. Como a Supply Chain Management abrange todos os
processos envolvidos na produção e entrega de um produto ao consumidor, oferece a oportunidade de identificar restrições que podem tornar algumas destas atividades lentas ao longo da cadeia.

As empresas buscam não somente um profissional de logística, mas talentos, pessoas que possuam conhecimento para bom desenvolvimento de suas atividades. Muitas empresas vêm se queixando de que o profissional muitas vezes não chega preparado para exercer a função para a qual foi contratado e o quanto está difícil se conseguir bons profissionais neste mercado de trabalho.

O dinamismo do mundo atual faz com que as pessoas tenham que se adaptar rapidamente às mudanças que, diga-se de passagem, ocorrem, cada vez, de forma mais veloz. O profissional de logística deve ser hoje um especialista na área em que escolheu atuar dentro do SCM para, assim, melhorar a competitividade da empresa, reduzindo seu ciclo do pedido à entrega, utilizando as ferramentas do SCM e práticas que aumentem o valor agregado.

Hoje não basta ter um conhecimento superficial, mas, sim, um conhecimento mais abrangente que lhe permita analisar, planejar, implementar e inovar processos.

 

Quanto aos motivos destas novas exigências, pode-se dizer que é pelo fato de a logística não ser, hoje, um diferencial, mas, sim, uma necessidade que garante às empresas melhor performance em seus processos. Muitos profissionais vêm procurando aprender um pouco mais sobre as principais atividades e ferramentas que fazem parte do processo logístico. As informações que faziam parte somente para os profissionais de logística, hoje fazem parte do entendimento de profissionais das mais variadas áreas.

Há aproximadamente 5 anos, os processos logísticos eram desenvolvidos por profissionais das áreas de administração de empresas, engenharia e informática. Tudo isto por conta da carência de escolas, faculdades e cursos de pós-graduação em logística.

O quadro mudou e os cursos oferecidos na área de logística aumentaram significativamente, formando um número maior de profissionais. A demanda por profissionais multifuncionais, com capacidade para conversar e interagir com os diversos setores de uma empresa, tais como fiscal, compras, comercial e vendas, só tende a aumentar.

A empresa terá nesse profissional uma reserva de tecnologia, agregação de
novidades no processo e maior lucro nas operações com a diminuição dos
gargalos logísticos, gerando melhor performance nos processos.

 

 

Como encontrar as pessoas que merecem oportunidade para se desenvolver dentro da empresa? - Parte I

Um grande desafio para qualquer empresa e para os líderes é encontrar as pessoas certas para receberem oportunidades de crescimento profissional. A questão maior é como encontrar a pessoa certa que mereça de fato ser desenvolvida?

 

A seguir, a opinião de Paulo Carvalho, gerente de negócios e logística da Abrange Logística no nordeste.

Para responder a essa questão, quero colocar um ensinamento que aprendi na faculdade, nas aulas de filosofia e que até hoje utilizo no meu dia-a-dia para identificar profissionais que se destacam e valham a pena investir no desenvolvimento.

 

1. Profissionais com atitude, iniciativa e que demonstram em sua natureza, espírito de liderança, esses naturalmente se destacam dos demais;

 

2. Conhecimentos de matemática e saber se comunicar, tanto na linguagem verbal, como na escrita, também fazem a diferença;

 

3. Relacionar-se com as pessoas é uma das principais características que qualquer profissional precisa ter em seu currículo, relacionamento este construído através de ações, atitudes e palavras positivas sempre me chamam a atenção.

 

Com muito orgulho tenho no time muitos talentos com as características acima e que estarei cuidadosamente concentrando esforços no sentido de lapidá-las para que naturalmente evoluam, pois nos dias de hoje, todos os que fazem parte da empresa, precisam ser estrelas e se destacarem no trabalho, para fazer a diferença.

 

Na Abrange, temos uma preocupação em desenvolver as pessoas a partir do zero. Utilizamos algumas práticas e recursos que contribuem para o desenvolvimento das pessoas, entre elas, destaco: o DDS (diálogo diário de segurança), vídeos, mensagens e boletins desenvolvidos pelas unidades e áreas de apoio e Operador 9000.

 

Estou sempre atento a ouvir meus profissionais, as idéias que eles têm e assim transformá-las em oportunidades que gerem resultados, tanto operacionais, como financeiros, para todos os envolvidos. Na equipe, nem todos são ousados a falar o que está acontecendo ou que está desmotivando-os; portanto, preciso estar atento, pois um profissional desmotivado não é bom, nem para ele, para a equipe, para a empresa ou ainda para o cliente. Além de estar atento, procuro dar retorno de todos os questionamentos, pois isso alimenta o respeito entre todos.

 

Encontrar a pessoa certa e desenvolvê-la são desafios que precisamos explorar diariamente.

 

 

 

 

Mensagem