Como Escolher Corretamente Seu Curso Em Logística

 

A seguir estão algumas dicas para as pessoas que querem fazer um curso de logística. Estes pontos servem como orientação não só para quem quer um curso de longa duração (graduação ou pós-graduação), mas também para quem procura um aperfeiçoamento com cursos mais curtos.

1. Decida o que você quer.

Este é o ponto mais importante. Avalie seus objetivos no curto, médio e longo prazo, para que saiba o que realmente precisa para sua carreira. Talvez não valha a pena investir tempo e dinheiro em um curso de longa duração se você ainda tem dúvidas sobre seus objetivos. Quem sabe um curso rápido pode lhe dar uma visão melhor da área e sirva como base para uma decisão de longo prazo.

2. Leve em conta seu horário.

Se você encaixa um curso de uma forma que seu horário fica apertado e sem flexibilidade, terá dificuldades em segui-lo corretamente. Leve em consideração o tempo que você costuma ficar a mais no trabalho e suas outras atividades do dia-a-dia. O curso deve se encaixar em seu horário com uma certa folga, para permitir que seja um benefício para você, e não um estorvo.

3. Avalie se o mestrado vale a pena.

Hoje em dia há uma grande oferta de cursos de pós-graduação e mestrado em logística, transportes e cadeia de suprimento. No entanto, o investimento em tempo e dinheiro é considerável. Avalie se os benefícios que o curso oferece (conhecimento, contatos, currículo) realmente se refletirão em ganhos reais (não somente financeiros) em sua carreira. Em alguns casos, alguns bons cursos de curta duração podem ser suficientes para alavancar a carreira do profissional. Fale com seu departamento de recursos humanos para descobrir se o curso que você pretende fazer alavancará sua posição na empresa.

4. Verifique a reputação da escola.

Não desperdice seu dinheiro em cursos em instituições desconhecidas ou com má reputação. Se tem dúvidas, pesquise mais sobre a instituição com colegas e pela internet (fórums e listas de discussão). Normalmente vale a pena pagar um pouco mais por um curso de uma escolha reconhecida, já que o benefício será diretamente em seu conhecimento e seu REconhecimento.

5. Analise a ementa do curso.

Não se deixe levar somente pelo nome do curso. Veja se a ementa é o que você realmente procura, e está direcionada a seus objetivos de carreira. O nome do curso e a escolha podem ficar muito bem em seu currículo, mas se o conhecimento que você adquirir não se aplicar em seu trabalho, terá desperdiçado seu dinheiro.

6. O conteúdo é relevante para sua profissão?

Os conceitos aprendidos no curso devem ser aplicáveis a seu trabalho (seja agora ou no médio/longo prazo). Algumas pessoas gostam de cursos mais “filosóficos”, mas na prática o que conta mesmo é como você irá melhorar sua performance na profissão com os conhecimentos adquiridos.

7. Veja a composição da classe.

Um curso em logística também é uma ótima oportunidade para construir sua rede de relacionamentos profissionais. Seus colegas e seus professores devem ser pessoas com as quais você teria interesse em manter contato, discutir idéias e ter uma apoio mútuo em negócios ou empregos futuros.

8. Converse com alunos da instituição.

Esta é uma ótima forma de avaliar o curso, se você tem confiança na pessoa que está lhe dando as informações. Tenha cuidado ao conversar com desconhecidos, já que eles podem falar bem do curso como forma de autopromoção. Uma opinião sincera sobre o curso ou a instituição é uma ferramenta valiosa para avaliar se você está tomando a decisão correta.

9. Descubra se a instituição oferece outras formas de estudo e colaboração.

Muitas instituições e universidades possuem atividades extra-curriculares, como pesquisas, empresas júnior, grupos de estudo e serviço social. Estas podem ser ótimas oportunidades para aprimorar seu conhecimento, seus contatos e sua experiência.

10. Verifique a força da rede de alunos da instituição.

Algumas instituições organizam a rede de alunos e ex-alunos através de organizações, listas de discussão, fórums e outros meios. Estas redes servem para manter o contato pessoal e profissional com seus colegas, e podem dar um ótimo retorno de longo prazo em sua carreira na logística.

 

 

Características do Profissional de Logística

Além do conhecimento técnico em sua área de atuação, o profissional de logística deve ter algumas características adicionais para seu bom desempenho. Já se foi a época na qual o profissional ficava fechado dentro de um armazém, cuidando da captura de dados e lidando com pessoas com pouca formação.

A logística passou a representar um setor estratégico para muitas empresas, as quais estão investindo em uma melhor formação dos profissionais em todos os níveis da cadeia de suprimento.

Neste cenário, posso destacar as seguintes características como essenciais para o crescimento do profissional:

1) Liderança

O líder na logística passa a ter um papel de protagonista principal na organização. A cadeia de suprimento abrange, além dos setores internos de uma empresa, fornecedores, clientes e empresas terceirizadas. Nesta situação, o desenvolvimento da liderança é essencial para obter resultados da equipe. As equipes podem estar compostas de pessoas de diversos setores, formações e empresas, aumentando ainda mais a necessidade de uma liderança eficiente. Também associado à liderança está o bom relacionamento pessoal. Ao estar em contato com um enorme número de profissionais nos diversos pontos da cadeia, consegue-se aumentar a eficiência do trabalho tendo um bom relacionamento profissional com todos.

A liderança exercida deve motivar as equipes a obter mudanças organizacionais que levem a novos patamares de produtividade, custos e agilidade.

2) Visão Estratégica

Os custos logísticos representam cada vez mais um fator estratégico importante para as empresas. A logística já não é um setor operacional, e sim uma caminho para obter um diferencial competitivo nos negócios. O profissional deve se encaixar neste contexto, conhecendo o plano estratégico da organização e os objetivos associados a ele. Os objetivos e metas da logística devem estar alinhados com a estratégia da organização, e o mesmo ocorre com os objetivos individuais de cada profissional.

O profissional que possui uma visão estratégica identificará as oportunidades que sua organização deve aproveitar para alavancar o crescimento, assim como protegerá a empresa de ameaças à atuação eficiente na cadeia de suprimento.

3) Visão Globalizada

O movimento de materiais através de fronteiras cresce exponencialmente há muitos anos. Isto, aliado à velocidade e facilidade da comunicação global, cria novos desafios para o profissional da logística. Saber inglês não é um diferencial, é um requerimento mínimo. Conhecer de outros idiomas, entender e respeitar outras culturas, e acompanhar os acontecimentos mundiais são um diferencial para o desempenho do profissional nas cadeias de suprimento globais.

4) Conhecimento Gerencial e Organizacional

Os processos logísticos estão fortemente interligados com diversas outras áreas da empresa e com os processo da cadeia de suprimento. A otimização dos processos e a adequação do serviço pela logística a outros setores só ocorrerá com uma visão gerencial e organizacional ampla. Um processo pode parecer ótimo em uma visão limitada da logística, mas ao verificar os efeitos na cadeia como um todo, pode-se determinar que as alternativas seriam melhores. O profissional deve investir em um treinamento mais amplo do que apenas questões técnicas da logística, voltado a um conhecimento da organização com um todo e de ferramentas gerenciais modernas.

Além disso, passam a ser valorizados os profissionais que possuem uma formação em logística, mas tiveram a oportunidade de atuar em setores diferentes, adquirindo assim uma visão mais abrangente da realidade de uma organização.

5) Interesse Tecnológico

A presença da tecnologia nos processos da cadeia de suprimento está cada vez mais forte e também se tornou um diferencial competitivo para muitas empresas. Com ela se obtém uma produtividade nunca antes imaginada, obtendo a redução de custos, agilidade na movimentação de materiais, e informações estratégicas para a organização. O profissional inserido neste cenário não pode ficar atrás da tecnologia. Deve não só conhecer bem as ferramentas atuais de sua função, mas também conhecer outras opções e o que está sendo desenvolvido para o futuro. Desta forma, poderá procurar novas formas de usar a tecnologia para melhorar seu desempenho.