Mercado de Trabalho

 

"Com a automatização cada vez maior dos processos de produção, a movimentação logística torna-se fonte promissora para redução de custos em toda a cadeia produtiva"

 

 

Quais são as atividades que estão dentro do conceito de logística?
 
 
Logística é o processo de planejamento e controle da movimentação física de materiais, matérias primas e produtos acabados entre dois pontos, de forma economicamente eficiente, sendo que, a integração dos processos logísticos compõe a cadeia de suprimentos. Entre as principais atividades desse processo destacam-se: planejamento da movimentação física; transporte; manuseio de materiais; armazenagem; entrega de produtos para os clientes; administração dos estoques; gerenciamento do fluxo de pedidos, tanto de compra como de venda, dentro das organizações; administração do fluxo de informações relativas à movimentação física e responsabilidade pela qualidade da prestação de serviço ao cliente.
 
Ainda existe o falso entendimento de que logística é sinônimo de transporte?
O transporte é responsável por dois terços do custo logístico no Brasil, e muitas empresas, principalmente as transportadoras, começaram a ligar suas atividades ao conceito de logística para ganhar credibilidade e passar imagem de eficiência. É uma impressão falsa, muito enraizada no mercado, já que o conceito de logística é bem mais complexo e não se restringe à locomoção de mercadorias.
 
 
É possível ter uma perspectiva para o setor de logística nos próximos anos?
 
Para traçar qualquer panorama sobre o setor logístico é preciso analisar as transformações pelas quais a economia vem passando nos últimos anos, como queda de barreiras comerciais, globalização e maior acesso a matérias primas e produtos em diferentes partes do mundo. Os processos industriais são cada vez mais automatizados, e as empresas encontram dificuldade em diminuir ainda mais os custos de produção. Uma fonte de redução de custos está na movimentação logística, e para isso é preciso contar com profissionais eficientes e com boa formação na área, para atender a essa demanda.
 
O aumento da produção, nos mais variados setores, tem refletido na profissionalização do setor?
A área de logística ainda conta com muitos profissionais sem formação adequada, que não conhecem os conceitos e soluções para movimentação de produtos. Esses profissionais procuram por qualificação em busca de crescimento profissional. O curso de formação em Logística, como o oferecido pelo IBTA, propõe currículo focado no mercado, além de apresentar ao aluno conhecimentos sobre gestão empresarial.
 
 
Quando o profissional deve procurar o curso de tecnologia na área de logística, e quando a melhor opção é a pós-graduação?
 
O Curso Superior de Tecnologia em Logística é ideal para profissionais que já possuem alguma experiência na área e buscam formação superior, focada no mercado de trabalho, com currículo que abranja as principais atividades do setor, como: organização funcional e estrutural de sistemas de armazenagem; tomada de decisões relativas às modalidades de transporte e seu custo; organização dos processos de produção; conhecimento de toda a cadeia de suprimentos; e controle de qualidade. A pós-graduação é indicada para profissionais que já possuem curso superior em áreas correlacionadas, como economia, engenharia ou administração, mas buscam embasamento técnico e maior conhecimento, tanto das políticas de logística adotadas pelo mercado, como de critérios de competitividade entre empresas.