Transporte de Produtos Perigosos

 

O transporte de produtos perigosos representa um cenário diferenciado na cadeia de suprimento. Além das medidas tradicionais tomadas no transporte de qualquer mercadoria, vários fatores passam a ser mais críticos, e a falta de cuidado pode representar não somente a perda de mercadoria, mas danos a pessoas e ao meio ambiente.

O site Inbound Logistics publicou uma lista com 10 sugestões para mover carga perigosa de forma segura. Esta lista serve tanto para aqueles que estão iniciando neste tipo de transporte, como para profissionais e empresas mais experientes, que devem avaliar continuamente se os processos estão sendo otimizados.

Estas são as dicas:

1. Classifique o material antes de transportá-lo.

Saiba exatamente o que está sendo transportado, suas propriedades físicas e os riscos associados com o transporte e a exposição. Armazene estas informações de forma que permita fácil acesso e consulta para a equipe da cadeia de suprimento.

2. Entenda seu ambiente de distribuição.

Os modais envolvidos, e as áreas pelo qual o transporte será feito afetam cuidados e riscos adicionais que devem ser considerados na preparação do transporte.

3. Conheça a regulação.

Transportes perigosos podem envolver requerimentos complexos em cada modal. As regras podem ser diferentes em cada localidade. Entender e cumprir a regulação não só reduz riscos, mas também pode evitar pesadas multas.

4. Cuide da embalagem.

A embalagem adequada é crucial para o transporte seguro de material perigoso. Embalagens velhas, com rachaduras ou desgastadas representam um risco para a equipe e o ambiente. O uso de recipientes adequados, material de amortecimento, material absorvente e fechamentos seguros manterão o material aonde deve ficar.

5. Documente tudo.

Ter a papelada em dia, detalhando o conteúdo e as características do material transportado facilitará todo o processo da cadeia logística.

6. Marque e identifique todos os embarques.

Todos os envolvidos devem condições de identificar claramente o tipo de material e os riscos envolvidos antes de movimentá-lo. Retire todas as marcações e identificações desnecessárias para que não haja confusão.

7. Invista em treinamento.

Todas as pessoas relacionadas à atividade de oferecer e transportar materiais perigosos devem estar treinadas em suas responsabilidades específicas. Certificações também são importantes como suporte à melhoria dos processos.

8. Tenha cuidado com as mudanças.

As leis mudam, os materiais evoluem e as condições ambientais são dinâmicas. Além disso, transportadoras e fornecedores podem alterar suas formas de operação e fornecimento. O cenário deve ser constantemente monitorado e ações preventivas e corretivas tomadas.

9. Conheça a transportadora.

Algumas transportadoras possuem limitações ou requerimentos específicos para materiais perigosos. Tenha familiaridade com as regras e processos das transportadoras, assim como suas capacidades tecnológicas, e planeje-se com antecedência.

10. Mantenha-se conectado.

Estabeleça uma comunicação transparente e eficiente com os elos da cadeia de suprimento. Problemas, variações ou situações fora do planejado devem sofrer intervenção imediata. Comunique também a todos os envolvidos quaisquer mudanças nos produtos e nas condições do ambiente.

 

10 Dicas para Medir o Desempenho de Sua Transportadora

  

Se você acaba de contratar uma transportadora, ou quer avaliar o desempenho de sua atual, seguem 10 idéias para que você obtenha dados objetivos. Faça uma tabela, dando uma nota de 1 a 10 em cada um dos aspectos, e dê também um peso para cada item (de acordo com suas prioridades). Desta forma, multiplicando o peso pela nota e somando todos os itens, você terá uma avaliação final da transportadora.

Esta avaliação tem 2 objetivos:

  1. Comparar a avaliação de diferentes transportadoras.
  2. Indicar à sua transportadora os pontos de melhoria e medir sua nota ao longo do tempo.

 

Seguem as dicas:

1. Desempenho no recolhimento: A transportadora deve cumprir seus horários de recolhimento de material. Atrasos podem causar problemas na distribuição de seu material, horas extras para seus funcionários e outros custos. As estatísticas de atraso devem ser fornecidas pela transportadora.

2. Entregas sem atraso: Da mesma forma, você deve ter dados claros sobre os atrasos nas entregas de seu material e dos impactos que são causados para seus clientes.

3. Reclamações: Entregar um material a tempo não importa muito se o material chega danificado. Qual a velocidade de solução das reclamações? Qual é a porcentagem de serviço sem reclamações? Qual é o índice de reclamações para cada um de seus clientes? Novamente, estas estatísticas devem ser fornecidas pela transportadora.

4. Exatidão no faturamento: Este item muitas vezes é deixado de lado, mas a realidade é que erros no faturamento custam tempo e dinheiro a sua empresa. A transportadora deve ter um sistema eficiente de faturamento, colhendo dados da forma mais automatizada possível e reduzindo o risco de erro humano.

5. Website interativo: Um bom indicativo do nível de serviço da transportadora é a interatividade de seu website. O ideal é que você tenha uma forma de rastrear entregas, solicitar recolhimento de material e obtenha relatórios sobre todos os aspectos da entrega. Podem ter também informações úteis como tempos de trânsito, cálculos de custos de frete, etc.

6. Treinamento: Avalie também o treinamento que é dado aos funcionários da transportadora. Devem ser medidos: a regularidade do treinamento, o nível atingido no treinamento, e a formação de profissionais com curso superior na equipe. Este é um indicador que o levará a conhecer o comprometimento da transportadora com um serviço de alta qualidade.

7. Gerenciamento de contas: A transportadora deve ter processos e sistemas que identifiquem os pontos de melhoria e garantam ações corretivas. Por exemplo, se 98% de suas entregas são entregues a tempo, eles devem ter uma visão clara do que acontece com os 2% de atrasos e um plano para redução dos erros.

8. Centralização do atendimento ao cliente: É importante a existência de uma fonte de informações centralizada para todos seus dados na transportadora. Sua empresa não deve ter que gastar tempo procurando pessoas e dados sobre suas entregas, faturas, relatórios, etc.

9. Boa comunicação: Uma boa transportadora deve ter uma comunicação eficiente com seus clientes, para que estes participem do processo de tomada de decisão e ajudem na melhoria contínua do serviço oferecido. Se eles não possuem um programa aberto de comunicação com seus clientes, questione. Uma comunicação forte é a base de uma parceria eficiente.

10. Agilidade de resposta: Você deve conseguir falar com profissionais experientes de cada departamento da transportadora sempre que precisar. Os canais de comunicação devem ser abertos, e orientados a resultados. Na hora dos problemas é quando você verá a verdadeira eficiência de seu cliente.

referência: Inbound Logistics

 

 

 Transportes

Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos. Todas as modalidades tem suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadorias e outras não. Escolha a melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez.

 

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