Logística da Natura Cosméticos

18/09/2011 13:02

Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 5.919 em 2007.

Em 2007 a companhia investiu cerca de R$ 108 milhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, consagrando-se como a empresa de cosméticos da América Latina que mais investe nessa área. Para desenvolver seus produtos, a Natura busca mobilizar amplas redes sociais capazes de integrar o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo, ao mesmo tempo, o uso sustentável da biodiversidade botânica. Nas etapas de desenvolvimento e produção de seus cosméticos, a Natura não realiza testes em animais e segue as mais rigorosas normas de segurança internacionais. A empresa detém as certificações NBR ISO 14001 e NBR ISO 9001.

No Brasil, a Natura é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Companhia de capital aberto desde 2004, tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O desempenho da Natura, em 2007, mostra uma receita bruta consolidada de R$ 4,3 bilhões, crescimento de 10,6% sobre o ano anterior. O lucro líquido consolidado foi de R$ 462,3 milhões, gerando um retorno sobre o patrimônio líquido inicial de 72,1% (fonte: Relatório Anual Natura 2007).

Comprometida historicamente com a preservação do meio ambiente, a Natura foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro. Em 2007 passou a fornecer a seus consumidores produtos de carbono neutro graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente. No mesmo ano, foi pioneira ao disponibilizar a seus clientes a Tabela Ambiental: um quadro informativo impresso nas embalagens dos produtos, que apresenta dados técnicos sobre as formulações e embalagens. Inspirada na tabela nutricional de produtos alimentícios, traz informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e número recomendado de refilagens.

O canal de vendas em 2007 cresceu 16,4%, atingindo a marca de mais de 718 mil consultoras. A empresa estimula também o desenvolvimento pessoal, material e profissional das consultoras e dos consultores e os encoraja a se tornarem agentes de transformação, contribuindo para a disseminação do conceito do bem estar bem e para a construção de uma sociedade mais justa.

Nos últimos 5 anos, a marca Natura vêm sendo apontada como uma das mais valiosas, admiradas e desejadas do Brasil por institutos de pesquisa e veículos de comunicação. De acordo com "As marcas mais valiosas do Brasil 2008" da Revista Istoé

Segundo a empresa, seu negócio é "ética e estética

  • Os produtos da "Natura Fotoequilíbrio" possuem fórmula tecnológica e fotoestável protegendo a pela da exposição aos raios UVA e UVB, mantendo a proteção durante o tempo de exposição ao sol. Eles também possuem o exclusivo Complexo Antioxidante Natura (CAO), que ajuda a combater os radicais livres e previne o fotoenvelhecimento da pele.
  • Os produtos "Natura TodoDia" transformam os cuidados diários em uma experiência para os sentidos.
  • Naturaplant é uma linha de produtos Natura para o cuidado diário dos cabelos, essa marca mergulhou na riqueza da diversidade botânica para reunir os nutrientes eficazes para cada necessidade dos cabelos.
  • Anos atrás, a Natura percebeu que não havia na perfumaria nacional nenhum perfume que reunisse altíssima qualidade da essência ao frasco, como na perfumaria internacional. Diante disso, investiu na criação de um perfume que atendesse tais expectativas e lançou em 1993 o perfume "Shiraz", que ficou em linha por aproximadamente 8 anos. Shiraz é uma fragrância Chipre Frutal, resultante da combinação das melhores e mais raras essências, como jasmim de Grasse, rosa da Bulgária, canela do Ceilão, cravo da Índia, cedro do Marrocos, patchouli da Indonésia, cardamomo, labdano, entre outras.
  • Em comemoração aos seus 40 anos em 2009, a Natura relançará produtos de grande sucesso, mas que foram descontinuados ao longo do tempo. Os produtos selecionados foram: Os perfumes Shiraz, Ares de Shiraz e Intuição, o sabonete líquido Bothânica, o shampoo Vegetal de Brilho e o condicionador Vegetal de Brilho, sendo considerados os "Clássicos Natura".
  • Agora em 2011, a Natura está lançando a Linha Higeia, com sabonete líquido íntimo e lenços íntimos.
  • No segundo semestre a Natura inova sua marca, com o relançamento da linha Ekos que está mais vegetalizada.
  • Em agosto a Natura lançará uma grande marca, desenvolvida para Avós, a nova linha de cuidados pessoais que se chama Vôvó

 


Crie um site grátis Webnode